quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

APRENDA A SER FELIZ SOZINHA!!!

"O pavor da solidão é maior que o medo da escravidão: assim, nos casamos". ( Cyril Connolly )


Não, eu não estou dizendo para você não se casar, e nem estou dizendo que eu não o farei. Nem estou falando que você precisa ou não precisa de alguém para ser feliz. Cada pessoa faz a sua opção e o importante é que se sinta feliz e em paz. O fato é que de uns tempos para cá tenho ouvido muitas amigas reclamarem da falta de alguém, da idade chegando, do casamento que não sai, do príncipe que não aparece, do filho que não acontece... por ai vai. Mulheres bem sucedidas, com estudo, boa eduacação, bonitas e sozinhas. Tudo para ser feliz... mas vivendo com sentimendo de vazio e dispostas a entrar em qualquer roubada para espantar a solidão ou entrando em relações que as anulam completamente.


Também tenho as mesmas preocupações, mesmo estando com uma pessoa maravilhosa. Mas a estabilidade tm que vir da gente. Estar com alguém não dá status de segurança. Ninguém pertence à ninguém. As pessoas se unem para se fazerem bem. O fato é que a gente procura problema e depois reclama da sorte. Passamos a viver do outro e para o outro. Então... ou a gente vira aquelas mulheres que não sabem mais nada do que ta acontecendo no mundo (é!!! aquelas inumeras alienadas que vc conhece que só sabe falar de marca de roupa e carro, e claro a vida dos vizinhos intimamente #pronto falei#) ou aquelas malucas que topam qualquer parada para pegar e segurar o gatinho (eu já presenciei cada cena...). Na maioria dos casos o cara vai embora e a gente fica ainda mais infeliz que antes. Por que isso acontece? Porque as pessoas estão se valorizando pouco, se conhece pouco, preocupa muito com o que os outros vão achar se a gente chegar nos 30 e não tiver filhos e marido. A gente não acredita que possa dar certo sozinha, ser feliz sem toda essa convenção, não enxergamos a vida fora do padrão. Resolvi escrever algumas dicas para minhas amigas aproveitarem a solteirice e me relembrar que eu tenho que manter a minha individualidade, afinal é por isso que eu sou feliz e é por isso que eu sou amada. Espero que outras pessoas aproveitem essas dicas.
Descomplicando as coisas em 5 passos:

1- Singular = distinto; único(a), não no sentido de não haver outro, mas que é ímpar; próprio; notável...
É natural em um relacionamento fazer muitas coisas juntos e ter vontade de dividir todos os momentos, mas voltando à realidade, todos precisamos de espaço. Na rotina deve haver demonstrações de carinho, gentilezas, respeito... mas casalzinho grude é um saco! A gente tem que respirar. Gente!!! Existe vida fora do namoro, é só não esculhambar né? Amigos são fundamentais, amigos mesmo (nada daquela amiga que fica de mal humor quando acontece coisas boas para você) e fazer programas individuais (não é deixar o gato de lado, hein? pelo amor de Deus!) não é egoísmo, pelo contrário, namorar ou casar não quer dizer deixar de viver, vocês precisam sentir saudade e vontade de ficar perto um do outro. Mas se você está sozinha, aproveite para se conhecer melhor, se concentre nos seus talentos, nos seus desejos, nas suas inseguranças, nas suas carências e no que você pode melhorar´. Além de é claro, viver o que você tem de melhor. Você é única, o seu jeito de sorrir é só seu, sua forma de olhar... isso faz de você especial para alguém, mesmo que você ainda não tenha percebido ou pensado em corresponder.
2 - Companhia = ato de acompanhar (ir junto, seguir)
Em primeiro lugar, você gosta da sua companhia? É o primeiro passo. Eu particularmente odeio ficar sozinha (coisa que eu tenho feito muito nesse período de África), mas acredite em mim que é necessário saber conviver om você. Não se critique tanto, não se cobre de forma tão extrema. Exercite o auto controle, o auto conhecimento. Tenha em mente que você deve cuidar de você, como cuidaria da pessoa que você mais ama. E seja essa pessoa. Quando encontrar alguém, vocês devem seguir juntos, os dois olhando na mesma direção mesmo que seguindo caminhos diferentes. Companhia é convivência, intimidade, você com você e você com o outro.
3 - Aceite a sua família (Ame-os ou deixe-os)
A família começa a partir de uma opção. A opção de duas pessoas de se unirem e receberem os filhos que poderão surgir. Teoricamente as relações familiares deveriam ser baseadas no amor, mas deixando a teoria de lado nem sempre a convivência desperta bons sentimentos em pessoas, que apesar de terem o mesmo sangue, são tão diferentes. Família é uma realidade dinâmica, sempre em evolução, mutação. Se você tem algum problema de relacionamento com algum familiar saiba que você não precisa amar essa ou essas pessoas, sua única obrigação é o respeito. Você não precisa tornar as coisas mais difíceis. Se puder conviver pacificamente e incluí-los em suas atividades... ok. Se não puder... mantenha uma distância saudável, na qual ninguém possa se machucar (metaforicamente literalmente também... rs). Mas o mais importante de tudo é que você aceite a sua família como sua, com todos os defeitos e qualidades, afinal quando surge algum problema grave, todas as diferenças caem por terra e todos acabam se ajudando. Lembre-se de que por mais que seus relacionamentos acabem, sua família com todos os defeitos é eterna e te ama apesar de qualquer briga ou desntendimento. ADOTE CADA UM DELES E OS AME MUITO!

4- Encha sua vida de conhecimento
Pode ser até cultura inútil (ADORO!!!). Aliás você sabia que a biblioteca da Universidade de Indiana afunda 2 cm por ano porque, quando foi construída, os engenheiros esqueceram de incluir o peso dos livros no cálculo das fundações? Pois é isso não muda em nada a sua vida nem a minha... mas tem muita coisa legal pra você aprender. Conhecer cidades próximas da sua... aquela que tem uma igreja que um monte de grigo vem de longe visitar e você nunca foi. Aquela cachoeira que você já viu em um monte de foto das amigas e nunca teve oportunidade de visitar. Sabe quando um amigo liga desmarcando e você adoraria dirigir para sair mesmo assim?... mas você não tirou sua carta de motorista... (ou morre de pânico de trânsito... vou confessar que estou vencendo esse medo). Tem muita coisa para fazer, aprender a nadar, entrar num curso de fotografia, fazer aulas de pintura, começar um caderno de poesias (pra quem não sabe eu tenho um livro publicado). Veja muitos filmes, leia muitos livros, conheça lugares diferentes e aproveite para fazer cursos (aqueles que vc sempre quis fazer e não tinha tempo). Se depois encontrar alguém, a pessoa vai conhecer você muito mais interessante, vai por mim. E independente de ter alguém ou não faça uma faculdade, casar não é profissão, você precisa ser dona do seu destino, dividindo as decisões com alguém ou não, mas nunca seguindo sonhos que não são seus. Namoros e relacionamentos vêm e vão, mas o seu conhecimento nunca será levado. Invista em você.

5- Deslpa, mas eu tenho que te contar: Sabe aquela história de príncipe encantado? Pois é... ele não existe.
Meninas do meu core, tudo bem que a gente é criada vendo novela onde a moça pobre sempre acha uma cara lindo, rico e que AMA ela, a gente cresce escutando histórias que sempre terminam no "e viveram felizes para sempre", e o fato da maioria dos relacionamentos que temos a nossa voltam serem cheios de defeitos, quando não é a tragédia, nos faz ter uma esperança que conosco tudo será diferente. Bom... aminha intenção não é desacreditar ninguém, acredito muito que todos podemos ser felizes solteiros ou acompanhados. Mas quando se está sozinha a muito tempo, tem-se a tendência de projetar no cara que acabou de aparecer todos os desejos de uma vida, tudo que VOCÊ sonhou pra os DOIS. É bem assim, ele aparece, você jura para você que este é diferente e nem cogita a hipótese de se decepcionar. A ansiedade atrapalha tudo (olha quem ta falando... minhas amigas vão rolar de rir). Tente ser frias e estrategista nestas situações, pois qualquer descuido pode te render maquiagem de panda* e mais 3 kilos! #FATO# Atenção: não invista no amigo gay (ta... você acha um desperdício... mas o bofe não vai mudar de idéia), não caia na lábia do pegador da turma (ele pode até ser lindo (gostoso #pronto falei#), mas vai ter dar uma ressaca moral das boas), tente sair da mira dos comprometidos (se vc é daquelas que não sabe separar sexo de envolvimento afetivo... cai fora),  esses espécimes vão te dar dor de cabeça. Ninguém é perfeito, mas há defeitos aceitáveis e os insuportáveis... Tente escolher os seus problemas... rs