sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Feche os olhos para ver melhor

  Eu tenho sensibilidade à luz e muita preguiça de ficar carregando óculos escuros para cima e para baixo, então acontece de as vezes eu não enxergar nada em um ambiente com excesso de claridade. Isto é uma reação protetora dos olhos.

  O que eu faço? Normalmente aperto os olhos... quase fechando... e a verdade é que assim eu consigo ver melhor.
  Assim também tento fazer no campo emocional, fechar os olhos para ver melhor. Apertar a visão, esquecer o que eu acho que conheço e permitir que, com uma distância maior, eu tente não só ver mas também enxergar mais profundamente, com mais sinceridade. Isso porque os olhos são preconceituosos, são precipitados no julgamento e não captam a essência das coisas, das pessoas, das situações... Priorizamos com eles a forma e estética das coisas. O visível passa a interferir na nossa leitura daquilo que não vemos, então julgamos e muitas vezes nos equivocamos.
  Tenho tentado dar uma chance a mais a cada pessoa que cruza meu caminho.
  Fazendo força para conhecer mais de mim do que mostra o espelho.
  Tentado não rotular, não tornar definitiva a primeira impressão, não guardar a imagem que eu construi.
  Eu venho, de certa forma, fechando os olhos, me permitindo explorar esse campo ainda obscuro. Desenvolver outros sentidos e descobrir outras verdades, novas paisagens, aquelas que os olhos não podem dizer... ter o cheiro que faz bem, o toque que provoca, o gosto da vida vivida.
  Apreciar, sorver, tomar para si e não somente assistir.
  Eu quero poder um dia andar com esses olhos fechados sem medo de cair. Confiando na direção tomada, no caminho escolhido, nas pessoas que me sustentam, nas minhas pernas tão leves. Mais do que confiar na vida, eu quero confiar de olhos fechados que o que "enxergo" com o coração é mais real do que tudo que eu possa vislumbrar com esses benditos olhos limitados que eu levo.