sábado, 19 de fevereiro de 2011

Perdão aos inimigos

  "Quase ao término da missa dominical o sacerdote perguntou aos fiéis:- Quantos de vocês conseguiram perdoar seus inimigos?
  A maioria levantou a mão.
  O sacerdote repetiu a pergunta com maior ênfase e então todos levantaram a mão, menos uma pequena e frágil velhinha.
  - Dona Mariazinha... A senhora não está disposta a perdoar a seus inimigos?
  - Eu não tenho inimigos! - Respondeu a velhinha, docemente.
  - Dona Mariazinha, isto é muito raro! - Disse o sacerdote, e perguntou - Quantos anos a senhora tem? - 93 anos.
  O público presente na igreja levantou-se e aplaudiu entusiasticamente a idosa.
  - Minha doce senhora - Clama o sacerdote - Conte para todos nós. Como se vive 93 anos e não se tem um único inimigo?
  A dulcíssima velhinha se dirige ao altar e diz em voz solene, olhando para o público emocionado. - É que já morreram todos, aqueles grandes filhos da puta!
  Não é lindo? Todos deveriam viver como esta bondosa e adorável mulher!"

Não sei de quem é o texto... só sei q ele veio a calhar...
Provavelmante a velhinha foi a única pessoa verdadeira da história. Dificilmente as outras pessoas q levantaram a mão estão dizendo a verdade, mas a vergonha de ser julgado pelo outro por uma atitude passível de reprovação é maior do que a vontade de não mentir.
Quantas vezes a gente age de forma constraditória com medo de ser julgado ou para não mostrar a nossa parte feia, a parte que a gente discorda, a parte que a gente não aceita, essa parte que a gente faz de tudo para esconder.
Todo mundo tem um conceito da vida, da definição de certo e errado... do que deveria ser feito. Mas quem consegue ser fiel aos seus valores e crenças? Quem se comporta de modo condizente ao q acredita? Quem consegue viver sem as amarras do próprio julgamento e do alheio? Quem consegue viver de presente? Quem sabe esquecer? Quem é q verdadeiramente perdou?
Eu ainda tenho mágoas e feridas. Não desejo mal (para a maioria...rs). Entretanto ainda não pude perdoar certas coisas. Seria mentira dizer o contrário.