sábado, 5 de fevereiro de 2011

Você é feliz???

  Existe resposta definitiva???
  Felicidade... a gente busca tanto... ta sempre à procura... e não sabe bem o que é, o certo é que todo mundo quer.
  Eu (apesar de posts anteriores de reclamações...rs) estou em um momento muito feliz.
  Acabei de voltar de uma viagem maravilhosa que me fez muito bem, e apesar de ser uma viagem cara é bacana pensar que não precisei me endividar e comprei uma experiência única ao invés de alguma coisa que um dia passará a ser inútil. Investir em cursos, viagens e lazer é uma forma de encontar satisfação pessoal.
  Se você tiver alguém para partilhar vai ser perfeito, maior sensação de bem estar.
  A parte de fazer planos para o futuro também é bacana (com ressalvas) porque o desejo nos impulsiona.
  Mas como voltar para a vida, o trabalho e as chateações cotidianas e continuar a ser feliz? 
  Tem receita de "bolo"? E será que é preciso ser sempre feliz?
  Segundo as pesquisas do psicólogo americano Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia, felicidade é na verdade a soma de três coisas diferentes: prazer, engajamento e significado.
  E a infelicidade é fundamental para garantir que você se sinta feliz.
  Em um artigo bacana da Barbara Axt (adoro o blog dela) para a revista Superinteressante o tema da felicidade é tratado de uma forma bem ampla e com pontos de vista bem interessantes. Li o texto todo e achei legal postar ao menos essa parte porque adorei, queria dividir com vcs esse resumo que ela fez. Bjos


"Esses métodos para se tornar mais feliz foram testados em laboratório. E funcionam

A receita da felicidade

Prazer
• Permita-se ter experiências sensorialmente agradáveis de vez em quando. Não se trata só de emoções fortes. A maior parte dos prazeres é bem simples: conversar, ver uma paisagem bonita, comer algo gostoso.
• Tire “fotografias mentais” dos momentos agradáveis de sua vida – repare nos detalhes, nas cores, nos cheiros. Nas horas difíceis, tente recordar-se de tudo.
• Tenha companhia. Quase todas as pessoas sentem-se mais felizes quando estão com outras pessoas. Claro que isso não significa evitar a solidão a qualquer custo, mas é importante ter amigos.

Engajamento
• Dedique-se a tudo que você faz, no trabalho ou fora. Lembre-se: a diferença entre um emprego chato e um emprego legal pode ser a sua postura. Se você se envolver mais, ele vai ficar mais divertido.
• Arrume uma atividade desafiadora, difícil, e esforce-se para se tornar cada vez melhor nela. Yoga, aeromodelismo, videogame, natação, flauta, mountain bike, culinária vegetariana, bateria. Há opções para todos os gostos.
• Exercite-se. Esporte praticado com freqüência aumenta a disposição para a vida e em geral nos deixa mais ligados no mundo e no nosso próprio corpo. Algumas pesquisas sugerem que dar risada é um ótimo exercício.

Significado
• Pesquisas mostram que escrever num diário as coisas pelas quais você é grato garante um aumento no nível de felicidade que dura seis semanas. Portanto, de tempos em tempos, lembre-se de agradecer.
• Faça atos de altruísmo ou bondade. Colabore com alguma instituição humanitária, ensine algo que você saiba (não interessa se as aulas são de alfabetização ou de guitarra), saia do seu caminho para ajudar alguém.
• Se tem alguém que foi importante na sua vida, ainda que num passado remoto, faça-o saber disso, de preferência com uma visita pessoal. Os cientistas dizem que essa “visita de gratidão” pode valer um mês de felicidade.

A receita da infelicidade

Se você quer mesmo ser feliz, precisa se convencer de que nada disso é a solução

Dinheiro
• Ele só traz felicidade até o momento em que cobre as necessidades básicas. Depois disso, mais dinheiro não altera o nível de satisfação. E um foco exagerado em coisas materiais vai esvaziar sua vida de significado.

Casamento
• Condicionar a felicidade a fatores sobre os quais você não tem controle não pode dar certo. Além disso, um casamento não tem nada a ver com um estado perene de alegria. Ele tem altos e baixos como tudo na vida.

Futuro
• “Vou ser feliz quando eu terminar de pagar meu apartamento.” É importante ter metas, mas achar que a felicidade está no futuro só adia sua realização. Sem falar que, depois de quitar a dívida, é provável que você invente outra meta, ainda mais difícil.

Carro novo
• Nossa cultura consumista e a publicidade criam necessidades novas a cada minuto. Às vezes o carro antigo ainda funciona muito bem, mas você se convence de que não pode viver sem o modelo maior que foi lançado esse mês.

Beleza
• Mais um caso de expectativa irreal. Em primeiro lugar, porque é impossível ter um corpo e um rosto perfeitos. Em segundo, porque nada disso é garantia de felicidade. Pergunte à Gisele Bündchen se ela não sofre às vezes.

Status
• Priorizar símbolos de status indica uma preocupação maior com os outros do que com você mesmo. Uma cobertura de frente para a praia é boa por causa da vista maravilhosa, não porque vai deixar os amigos morrendo de inveja."
 
 
Quer ler o restante?
http://super.abril.com.br/cultura/busca-felicidade-464107.shtml