Férias e um pouco de cultura

  Para quem não sabe, estou morando numa cidade que se chama Oyala, na verdade a cidade mesmo ainda não existe, será construida, hoje o que existe são povoados. Oyala fica na Guiné Equatorial, na parte oriental do país. E é daqui que começa minha viagem.
  Saída de Oyala rumo à Bata. Quatro barreiras policias e 3 pedágios... documentos em dia, fanta e muita, mas muita paciência.
  Bata é uma cidade portuária da Guiné Equatorial, sendo a capital da Província Litoral e segunda maior cidade do país. Em fang os guineanos chamam Bata de " mang ", que quer dizer "mar".
  Bata era antigamente a capital da Guiné Equatorial e é um centro de transportes e de portos, de onde partem os ferrys para Malabo e Douala. É também conhecida por sua vida noturna e de mercado.
  Após os motins anti-espanhóis de 1969, a população europeia decaiu em Bata, e uma severa estagnação económica afectou a cidade nas seguintes décadas de 70 e 80.
  O recente boom petrolífero do país no final dos anos 80 fez disparar o crescimento económico da cidade.

 
 
  Estou em Malabo... Rumo à Madrid... oba!!!
  Malabo é a capital da Guiné Equatorial e da província de Bioko Norte. Denominou-se Santa Isabel durante a colonia espanhola. Esta localizada na costa norte da ilha de Bioko (conhecida antigamente pelos bubis, seus habitantes autóctonos, como Etulá e como Fernando Poo pelos europeus).
  Depois da independência da Guiné Equatorial, em 12 de outubro de 1968 , Santa Isabel foi eleita como capital do país em 1969 substituindo à tradicional Bata que está situada no continente. Seu nome atual é de 1973, como parte da campanha do (antigo) presidente Macías para substituir os nomes de origem européia por nomes propriamente africanos, em honra a Malabo Lopelo Melaka, último rei bubi, que se resistiu à invasão espanhola.

  Essa é uma das infinitas feiras que existem em Malabo... tudo organizado e o cliente é tratado com muita cordialidade... aiai
  Fui em um mercado, maior e com um pouco mais de organização (no quesito mercadorias) do que as feiras (mas não deu pra tirar foto). Comprei uma máscara linda, dois colares e dois vestidos muito bacanas, e de quebra me "regalaran" uma pulseira (tudo fica mais caro se você for branco):
 



Do aeroporto de Madrid (encontro com Du) direto para Lisboa! Agora a viagem começa a ficar interessante pra mim... rs

      
Rua da Baixa de Lisboa

Elétrico - pena que esse não é o famoso 28 e não está em frente a igreja... tudo bem...

 Maravilhoso castelo de São Jorge.
 Elevador de Santa Justa que leva ao Convento do Carmo. O Elevador de Santa Justa, obra de Raoul Mesnier du Ponsard foi inaugurado em 1902. Situado na baixa de Lisboa, liga a Rua do Ouro ao Largo do Carmo. As vistas do piso superior sobre a cidade de Lisboa são realmente impressionantes.


 Vista da Praça do Rossio
Torre de Belém, concebida no século XVI por Francisco Arruda, é constituída por uma torre quadrangular com baluarte poligonal orientada para o eixo do rio Tejo. A decoração exterior abunda com fachadas que evidenciam influências árabes e venezianas nos balcões e varandins, contrastando com o interior, bastante mais austero na sua decoração. Os elementos orgânicos do estilo manuelino estão aqui amplamente representados, ostentando a Torre de Belém a primeira representação escultórica de um animal africano, neste caso um rinoceronte.


 Pastéis de nata, os de Belém são os mais famosos. Com cheiro de canela no ar (que se percebe à cem metros de distância) se sente a aproximação a um dos locais “sagrados” da doçaria mundial: resistindo à industrialização, à venda ou ao franchising, os Pastéis de Belém continuam a ser um dos melhores embaixadores de Lisboa. Todos caem na doce tentação.


 Palácio da Pena em Sintra (considerada património Mundial é uma das mais luxuriantes e românticas vilas que muito inspirou poetas e escritores)

 Vista maravilhosa
 Palácio e seus vários estilos
 Cabo da Roca Cabo da Roca - o ponto mais ocidental da Europa
 Lindo
 Tasca do Chico e seu fantástico fado vadio
O fado é o fado e não há divisões a fazer.

Mesmo assim, há quem arrisque divisões entre o fado profissional e o fado amador.
O primeiro é o cantado por gente que faz da voz a sua forma de vida.
O segundo, o fado amador ou vadio, como é conhecido, tem outras características, embora a natureza saudosista seja a mesma.
Nas casa de fado vadio, que agora voltam a respirar em bairros populares como o Bairro Alto, o fadista nunca é convidado... convida-se a si próprio.
Aqui não há um programa estabelecido.
Come-se um chouriço assado, bebem-se uns copos, apaga-se a luz e solta-se a magia destes espaços.
Quem quer (pode, né) canta, dando asas aos seus sentimentos.
O espírito de uma casa de fado vadio é necessariamente diferente do ambiente de uma casa de fado profissional:
Aqui, cumpre-se um ritual com dignidade e cerimónia;
Ali, vive-se a festa das vontades e das sensações.

Fado Vadio.
Rua Diario de Noticias, N 39 - Bairro Alto - Lisboa.
Como diz o Seu Joao: A tasca mais famosa do mundo!

Oceanário no Parque das Nações é um dos maiores aquários públicos da Europa. Projetado pelo arquitecto Peter Chermayeff, o Oceanário de Lisboa é composto por dois edifícios, ligados por uma ponte. O edifício principal, que alberga a exposição e está cercado por água, representa um navio pronto a zarpar. O edifício de apoio possui na sua fachada principal um painel com 55 mil azulejos, que reproduzem animais marinhos em tamanho gigante.

Barcelona
  Barcelona é a maior cidade e capital da comunidade autônoma de Catalunha, no nordeste da Espanha. É também a segunda maior cidade da Espanha após Madrid. Oferece ao visitante a possibilidade de percorrer a pé e de metrô todos os lugares de interesse turístico.
   Um dos lugares de mais frequentados de Barcelona é La Rambla, uma passarela situada entre a Praça da Catalunha (em catalão Plaça de Catalunya), centro da cidade, e o antigo porto de Barcelona. Ali são encontradas quiosques de flores, cafeterias, restaurantes e lojas comerciais. Passeando pela La Rambla pode-se admirar vários edifícios de interesse, como o Palácio da Virreina, o mercado de La Boqueria e o famoso teatro Grande Teatro do Liceu. Uma rua lateral a La Rambla conduz a Praça Real (em catalão Plaça Reial), uma praça com palmeiras e edifícios que abriga cervejarias e restaurantes.
   La Rambla termina junto ao porto antigo, onde a estátua de Cristovão Colombo (ou Monumento a Colombo) aponta para o mar. Próximo dali se encontra o Museu Marítimo (ou Museu Maritim), dedicado sobre tudo à historia naval do Mediterrâneo, e no qual se exibe a reprodução em escala real de uma antiga galera de combate. O porto antigo oferece outros atrativos, como um centro de ócio, com comércios, restaurantes, um cinema IMAX, e um aquário da fauna marinha mediterrânea.

 Mercado da Boqueria, o mais lindo e colorido da cidade.
Domingo é dia de praia... rs
 Tem os mais corajosos (tava muito frio).
 Peixe metálico de Frank O. Gehry
 Obras de Gaudí no Parc Guell
Barcelona é conhecida como capital do modernismo. A cidade, na qual viveu e trabalhou o arquiteto Antoni Gaudí conta com algumas de suas obras mais relevantes, que atraem a cada ano milhões de visitantes de todo mundo.
 Taverna del Clinic - a cerveja da casa é excelente, Estrella Galícia, uma marca galega que não se encontra em qualquer llugar e as batatas bravas são as melhores da cidade.
 Cerveceria Catalana - variedade de tapas
Sagrada Família, obra prima de Gaudí. Ele a deixou inacabada e ela segue sendo construída da mesma maneira que as catedrais na Idade Média. Seu término está previsto para até 2020.

   Madrid é a capital e a maior cidade de Espanha. A cidade de Madrid tem uma rede de transportes bastante vasta e completa. Os vários meios de transporte, e respectivas infrastruturas, estão organizados de forma a reduzidir substancialmente o trânsito automóvel na capital, possibilitando uma rápida circulação, quer de quem circula dentro da cidade, quer de quem se desloca desde a periferia. O metro, o comboio e os autocarros são os mais importantes transportes públicos.
  Mais recentemente apareceu a jóia da coroa da rede de comboios espanhola - o comboio de alta velocidade Alta Velocidad Española AVE. E foi com ela que eu e o Du saimos de Barcelona rumo à Madrid e posteriormente visitamos Toledo. Muito bom.
Plaza Mayor
  Um dos locais mais emblemáticos de cidade de Madrid. Situada no centro comercial da cidade, é uma praça portificada de planta rectangular completamente rodeada por edifícios. Existem ao todo nove entradas para a praça.
 Palácio Real
 Mercado São Miguel

 Toledo

 Flamenco
 Tourada
Museo Reina Sofia (Conta com colecções de Pablo Picasso e Salvador Dalí)
Museo Del Prado (um dos mais importantes museus do Mundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário